segunda-feira, 25 de julho de 2011

Oh My Goth -Gena Showalter

Uma garota gótica ferozmente individualista descobre, ao acordar, que o mundo todo virou Gótico e que ela é, na verdade, – vômito – popular.Jade Leigh é uma não-conformista que valoriza a individualidade acima de todo o resto. Ela tem um pequeno grupos de amigos góticos que usam preto, se interessam em artes negras, e florescem fora da regra. Eles são considerados os “esquisitos” da sua escola. Mas quando as palavras espertinhas de Jade a colocam em apuros – novamente – seu diretor decide lhe ensinar uma lição que ela nunca esquecerá.
Levada para um lugar remoto aonde ela é presa e sedada, Jade acorda em um universo paralelo aonde ela manda na escola. Mas seus melhores amigos não falam com ela, e as pessoas que ela costumava odiar são todas góticas. Somente Clarik, o misterioso cara novo da cidade, não segue a panelinha. E somente Mercedes, o clone de Barbie que Jade odeia, acredita que Jade está presa em um jogo de realidade virtual – porque ela está presa também, agora vivendo a vida de uma “esquisita”. Juntas, elas percebem que podem nunca voltar para a realidade... e que mesmo que elas voltem, as coisas podem nunca mais serem as mesmas.

Quando as pessoas olham para mim, elas assumem automaticamente que sou má e esquisita. Por que eles não enxergam a verdade? Sou apenas uma garota, tentando encontrar meu lugar no mundo.

Imagine,do nada depois de uma experiência ser feita pela diretora da sua Escola do Inferno,como um castigo.E do nada você vai para num mundo onde todo mundo é gótico(eu acho que eu ia gostar um pouco desse mundo gótico) e você(que era a maior perdedora)é a -vomito-popular e queridinha da escola.

Eu gostei do livro,bastante mesmo.A Gena Showalter escreve bem,e eu tenho vários livros dela para ler,como a série Senhores do Submundo e Contos de Uma Menina Extraordinária.Esse foi o primeiro livro dela que eu li e gostei muito mesmo,até por que eu gosto da cultura gótica e a Jade é muito divertida.

A narrativa é em primeira pessoa e a Jade não enrola muito nas coisas nem nos pensamentos e ela passa a maior parte do livro pensando em como voltar para casa.Até por que,naquela realidade,seus ex-amigos góticos a odeiam já que todo mundo na escola é gótico e eles são novamente os "esquisitos",as aberrações mas quem tomou o lugar de Jade no grupo das "aberrações" que no caso é sua inimiga mortal,Mercedes.Os personagens são bem construidos e é realmente uma pena que esse livro não tenha no Brasil!

Eu gosto dos amigos dela,eles são legais quando ainda são góticos.E em todo livro tem uma frase que eu adoro e em Oh My Goth,fora a que eu coloquei no inicio do post,foi essa:

"Eu odeio ser chamado de aberração,Mercedes,mas eu prefiro ser uma aberração que invisível. Quando você se mistura na multidão,você não é nada de especial. Você é um de mil outros. Você não tem nenhum valor real."

A experiência da maluca da diretora era na verdade para a Jade e a Mercedes aprenderem a valorizar a vida que elas levam no "mundo real" e realmente elas aprendem isso,e pelo menos amenizar a briga entre as Barbies e os Góticos.
Mas eu gostei mais desse livro por que ele ensina a lição de que,só por que uma pessoa é diferente ou você não a entende,não quer dizer que ela é má só por que é diferente.Eu gostei muito da Jade(e não é por que ela é gótica,que nem eu),mas por que naquele mundo paralelo,ela só se sentia mais uma na multidão e no mundo real,ela preferia ser a "esquisita" do que a invisível como ela era quando todo mundo era gótico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário